2008-09-18

Livre e Vermelho (Free and Red)

Dois dos últimos fenómenos musicais de origem cibernética em terras lusas são vozes femininas; com trabalhos, origens, métodos e estilos diferentes, apareceram como uma lufada de ar fresco: Rita Redshoes e Ana Free.

Rita Pereira, de seu nome, a.k.a. Rita Redshoes no universo musical, aparece na cena musica em 1996 como baterista no grupo de teatro Ita Vero, sendo que no ano seguinte já era vocalista dos Atomic Bees (banda que acaba por gravar uma versão de 'Perfect' dos Fairground Attraction, que viria a marcar presença na colectânea "Optimus 2000 - Novos Talentos".

Rita RedshoesMais tarde tocou baixo no grupo Rebel Red Dog, tocou piano e cantou no projecto Photographs e a partir de 2003 tornou-se a teclista de serviço na banda de suporte de David Fonseca, com quem interpretou o tema 'Hold Still', do álbum "Our Hearts Will Beat As One", o segundo na carreira do antigo vocalista dos Silence 4.

Em 2007, o imaginário do filme "O Feiticeiro de Oz" e o clássico 'Let's Dance' de David Bowie inspiraram-na a adoptar o nome de Rita Redshoes. Na mesma altura começa a alinhavar o seu primeiro álbum em nome próprio e dá a conhecer o single 'Dream On Girl', incluído na colectânea "Novos Talentos - FNAC 2007" e considerado, por alguns órgãos de comunicação, um dos melhores desse ano.

Com a edição de "Golden Era", os temas "Dream On Girl", "Hey Tom", e "The Beginning Song" passam a estar disponíveis para todos os (atentos) seguidores da cantora de Loures.



Ana Gomes Ferreira, a.k.a. Ana Free, é uma cantora e compositora que apareceu na cena musical directamente via YouTube.

Começou a escrever e a tocar aos 10 anos e o facto de se ter mudado para Inglaterra para estudar Economia não a afastaram da sua paixão musical.

No verão de 2007 apareceu pela primeira vez na TV portuguesa, apresentando Crazy, uma das suas composições. O seu primeiro single, In My Place, editado em 2008, foi o percurssor de uma promissora carreira, a qual terá confirmação com o lançamento do seu álbum de estreia.

Sem comentários: